terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Super valorização da notícia/Mídia descenessária

Infelizmente, na madrugada do dia 26 para o dia 27 de Janeiro de 2013 no cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, aproximadamente 231 pessoas morreram por complicações respiratórias dentro da boate "Kiss''. Segundo Informações da própria mídia (a mesma que divulgou um numero de 245 mortos sem conferir antecipadamente), O incêndio começou após um show de fogos de artificio de um grupo denominado ''Gurizada Fandangueira''. Posso explicar melhor. Segundo a legislação Brasileira que regula as casas de festas e eventos de pequeno à grande porte, diz que é necessário um isolamento acústico para a não perturbação de vizinhos, tendo em vista que o som que sai dessas casas de shows alcançam proporções altíssimas. Bem, o isolamento acústico da boate era inflamável, ou seja, qualquer animal de rabo saberia que NÃO SE PODE USAR FOGO PERTO DE PRODUTOS INFLAMÁVEIS (igual a mamãe mandou quando era criança). Deu no que deu, centenas de famílias (perdoem o termo) mutiladas por um problema criado por pessoas que só pensam em dinheiro, e olha que nem vou comentar sobre o caso do segurança que não viu o fogo e 'segurou' as pessoas para não sair sem pagar.
Chegamos ao ponto que quero comentar de fato. Estou falando da imprensa boba (ofensa infantil), que ao invés de ajudar, ficam questionando órgãos reguladores e bombeiros o porque que a casa noturna estava aberta. A minha crítica vai direta ao apresentador do jornal que passa todas as manhãs na Rede Globo de Televisão, Chico Pinheiro. Vou contar a vocês que a cena ridícula que eu vi: Chico Pinheiro e uma outra âncora (que nem faço questão de saber o nome) entraram ao vivo em uma entrevista com um Major do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Peço perdão pelo esquecimento do nome do Major) e o Chico Pinheiro foi categórico em sua ignorância e digo mais, agiu de forma ridícula ao fim de entrevista. Primeiramente, eles fizeram perguntas ao Major como essas: ''Major, como vocês deixam aberto uma casa noturna aberta com só uma saída?'' pergunta chico, e o Major responde de uma forma educada e cordial (resumidamente) - ''Nós fazemos a inspeção do local e o local tinham todos os documentos e nós liberamos somente o local para o número ''X'' de pessoas, se entraram mais pessoas que o permitido, não é culpa dos Bombeiros''. e Chico Pinheiro continua achando ruim só ter uma saída de emergência e o Major continua na defesa que as normas foram cumpridas e que a culpa eram das pessoas. Bem Major, não concordo contigo quando você disse que a culpa eram das pessoas pela super lotação, tendo em vista que as mesmas (incluindo eu e você que está lendo) não temos conhecimento de quantas pessoas são permitidas dentro de um casa de festa ou boate, desse modo eu culpo os donos da boate e somente eles por esse motivo. Pelo incêndio, eu culpo os donos da boate e o líderes do grupo, já que nem todos tinham poder de decisão dentro da banda e culpo o Chico Pinheiro por fazer um inferno na vida dos militares com perguntas imbecis. Não estou sendo contra ele, até mesmo que não ganho nada com isso, mas temos que ter um filtro sobre essas perguntas e de como fazemos essas perguntas. Meu pai sempre me disse: ''Não importa o que você diz, mas como você diz'' e assim  eu levo no meu dia-a-dia. As questões jogadas na ''face'' do Major foram questões que deveriam ser feitas ao dono da casa de festa. o Major não vende ingressos e só vai a trabalho a esses lugares por 3 motivos:
  1. Inspeção para abertura da boate;
  2. Denúncias (tomem nota disto);
  3. Incêndio.
Fora esses três motivos, ele não irá checar nada e ele estava muito certo nesta questão. Então eu digo ao cidadão Brasileiro, em especial aos moradores de Brasília, já que aqui (Sim, eu moro em Brasília) existem várias casas noturnas e vários tipos de festas. Não seja a próxima vítima e denuncie caso não veja segurança nas suas 'baladas'. Agência de fiscalização tem o poder de fiscalização e a  Defesa Civil de interditar. Então Ligue 156 para Agefis e 199 para Defesa Civil. Ontem (28-01-13) já tiveram medidas da Defesa Civil em relação as casa noturnas sem segurança: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1228449.
Voltando ao assunto, só quero saber o porque que uma pessoa que estuda anos da sua vida para ser um bom profissional e faz perguntas desse nível ou até mesmo desses, por exemplo: *Enterro das vítimas' -''Qual o sentimento nesse momento?". Você está em um enterro logo após uma tragédia, então o que esperar de um parente nessas horas? comemoração por estar indo ao céu? Eu simplesmente estou de saco cheio disso.


Bem pessoal, é impossível tocar neste assunto e não ficar chateado, ou melhor dizendo, chocado. Essa tragédia poderia ter sido evitada e todos sabem disso. Peço encarecidamente para que fiquem ligados e que rezem/orem para essas famílias e todas as outras que tiveram uma perda recente.


Fique em paz e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário